terça-feira, 18 de outubro de 2011

Para Começar Adotar é Amar

Bem, depois que fomos convidados e, claro, aceitamos escrever sobre adoção aqui no Tudo Gato, ficamos pensando sobre que assunto falaríamos primeiro, qual de nós dois escreveria ou se escreveríamos em conjunto. Resolvemos nos revezar nas postagens, assim vocês terão textos com enfoques ligeiramente diferentes cada vez. Durante o tempo pelo qual o Lauesg nos permitir continuar colaborando com o Tudo Gato, vamos falar sobre proteção e bem estar animal, adoção, voluntariado, posse responsável, legislação... E vamos contar algumas histórias. Então, pra começar, resolvemos contar a nossa história. Não se preocupem, não precisam sair do blog - não é a história da nossa vida não! Mas, a de como e porque resolvemos usar parte do nosso tempo, dinheiro, espaço e sanidade para nos envolvermos com animais que não são nossos, nem de vocês, mas que na realidade, são de todos nós. E nós devemos isso a um gato.

Eu e a Carol somos arquitetos (mas vivem perguntando se somos veterinários) e, quando ainda éramos “pessoas normais” (a Carol diz que ainda somos pessoas normais!), tínhamos um cachorro (o Doni) e dois gatos (o Frodo e o Gizmo).

Até que surgiu o Morcegão.

Um dia, depois de sair do trabalho, pegar o carro e percorrer uns três quilômetros, comecei a ouvir algo parecido com o miado de um gatinho. Depois de ter certeza de que eu não estava ouvindo coisas (e rodar mais um ou dois quilômetros!), resolvi parar e investigar a origem do miado. Quando abri o capô do carro lá estava: um enorme par de orelhas com um gatinho no meio: pretinho, desnutrido, com as patinhas queimadas, encolhido num cantinho do motor do carro.




Levei o gatinho pra casa, tratamos e cuidamos dele até que ficasse bonitinho apresentável. Mas, naquele momento, não pretendíamos ter mais um gato. Então, decidimos tentar encontrar um lar para o Morcegão (não é necessária nenhuma explicação a respeito do nome, né?). Bem, ninguém que conhecíamos queria adotar um gatinho (ah, vamos falar da dificuldade de encontrar lares para gatos nessa coluna) e nossos cartazes também não estavam dando nenhum resultado.

Foi quando surgiu a idéia do Miaaudote. Blog criado, o Morcegão foi nosso primeiro focinho publicado. É claro que não deu certo - só parentes e amigos acessavam nosso blog!

No início, a intenção era apenas criar uma espécie de “classificados” de animais para adoção. Mas acabamos nos envolvendo com o assunto e descobrindo um mundo ao qual, até então, não tínhamos prestado a atenção – aquele dos animais que não são nossos, nem de vocês. E, quanto mais você se envolve, mais você vê o que antes não via. E, aí não tem mais volta. Esse mundo está ali, bem na sua frente e não dá mais pra ignorar.

Tudo o que falaremos aqui tem a ver com amor - amor por animais em geral e por gatos em especial. Mas, acima de tudo, tem a ver com responsabilidade. Nós esperamos que vocês gostem. E que consigam ver um pouquinho o mundo do jeito que vemos.

Ah, claro - o Morcegão! Que fim levou o Morcegão? O Morcegão nunca foi doado; ficamos com ele. Hoje, muito mais sofisticado (e com orelhas bem menores), ele se chama Vlad e é a mascote do Miaaudote. Está sempre lá, no rodapé da página, observando tudo o que escrevemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário